Fundada na Ilha da Madeira, Portugal, no dia 19 de abril de 2009, a Confederação Ibero-Americana de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação foi criada como parte da estratégia lançada pelo “Protocolo de Guadalajara” (2007) e confirmada pela “Carta-Programa da Madeira” (2009), no sentido de garantir a inserção soberana da comunidade ibero-americana na comunidade mundial de ciências da comunicação.
Firmado em 23 de novembro de 2007, por 10 entidades representativas do campo comunicacional ibero-americano, reunidas no campus da Universidade de Guadalajara (México), durante o X IBERCOM – Encontro Ibero-americano de Comunicação, o “Protocolo de Guadalajara” respaldou a criação de uma confederação ibero-americana que reunisse as associações nacionais de comunicação. Propôs também, como uma das suas metas fundamentais, a realização de um megaevento de caráter mundial, destinado a fortalecer os laços entre as culturas ibero-americanas, projetando-as no panorama internacional.
O projeto recebeu a adesão das associações nacionais e regionais de pesquisadores da comunicação: ALAIC – Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación; AssIBERCOM – Associação Ibero-Americana de Comunicação; FELAFACS – Federación Latinoamericana de Facultades de Comunicación; INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação; AE-IC – Asociación Española de Investigación de la Comunicación; SOPCOM -Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação e ULEPICC – Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura, presentes ao I Congresso da Associação Espanhola de Investigação em Comunicação- AE-IC, que aconteceu em Santiago de Compostela (Espanha), em fevereiro de 2008.
Em abril de 2009, durante o XI IBERCOM, promovido pela AssIBERCOM – Associação Ibero-Americana de Comunicação, em Funchal, na Universidade da Ilha da Madeira, Portugal, a ideia estava suficientemente amadurecida, ensejando a fundação da Confederação Ibero-Americana de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação – Confibercom. Em 18 de Abril de 2009 foi assinada a Acta Fundacional da CONFIBERCOM e aprovada a Carta-Programa da Madeira, consubstanciando a missão confederativa.
Participam da Confederação mais de uma dezena de associações do campo comunicacional da Espanha, Portugal, Brasil, México e outros países hispano-americanos: ABOIC, AE-IC, ALAIC, AMIC, AssIBERCOM, FADECCO, FELAFACS, LUSOCOM, SOCICOM, SOPCOM, ULEPICC. Outras associações nacionais estão em processo de inclusão, dentre elas a .
A meta inicial da nova entidade é a constituição de uma comunidade acadêmica na área, promovendo congressos, onde os pesquisadores que se comunicam em espanhol e português possam intercambiar idéias e avaliar os resultados das pesquisas realizadas. Da mesma forma, pretende-se editar periódicos, com a intenção de potencializar a difusão internacional do conhecimento ibero-americano.