4º Foro Integrado de Comunicación Iberoamericana | Madrid (España)

Madrid, España
4 al 8 de Junio de 2016

Durante el contexto del V Congreso de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación (AE-IC), celebrado en Madrid de 2016 con el título “Comunicación, Cultura y Cooperación”, se congregaron a más de 350 investigadores de la comunicación de España y de todos los países latinoamericanos. Además del congreso, se celebró el IV Foro CONFIBERCOM y una reunión entre el presidente de FELAFACS, Juan Fernando Muñoz Uribe y la presidenta de ATIC, Carmen Pérez de Armiñán, acompañada de los miembros de la Junta Directiva.

MÁS INFORMACIÓN SOBRE EL FORO: CLICK AQUÍ

3º Fórum Integrado de Comunicação Ibero-americana | São Paulo (Brasil)

 


Fórum 2014

Dia 16 de abril de 2014 [quarta-feira]
Universidade do Minho | Braga

[15h30- 17h30] Sessão Plenária do Fórum Integrado de Comunicação Ibero-americana


 

2º Fórum Integrado de Comunicação Ibero-americana | Maia (Portugal)


INFORMACIÓN AQUÍ

1º Fórum Integrado de Comunicação Ibero-americana | Quito (Equador)

O 1º Fórum da CONFIBERCOM visa dar um passo significativo na construção do espaço científico ibero-americano da Comunicação. Vai centrar-se em três grandes temas – Pós-Graduação, Política Científica e Tecnológica e Difusão Científica, em Ciências da Comunicação – dando continuidade aos três grupos de debate do 1º Fórum que decorreu em Quito, em Abril de 2012. A tónica dos debates deverá ter presente as novas configurações impostas pela acelerada evolução tecnológica.

Depois do diagnóstico feito no Fórum inaugural, realizado em São Paulo, importará debater e definir linhas de desenvolvimento de estudos pós-graduados que, maximizando as potencialidades das tecnologias e aproveitando um leque de oportunidades científicas em diferentes países/universidades, obtenham o reconhecimento académico alargado no espaço ibero-americano. Como estruturar esses estudos? Como delinear um programa de Doutoramento ibero-americano? Articulando programas de pós-graduação já constituídos nos vários países com programas cuja execução resulte de créditos obtidos em diferentes Universidades? Ou com um plano exclusivo da Confibercom?

Sobre a Política Científica e Tecnológica, como aprofundar o debate registado em Quito, no 1º Fórum? Que denominador-comum poderá estabelecer-se para a promoção de políticas públicas que valorizem o nosso campo? Quais os eixos principais de uma política científica e tecnológica que promova a ligação da academia aos serviços e ao mercado e, ao mesmo tempo, reforce a autonomia de campo das Ciências da Comunicação?

Em relação à difusão científica, que prioridades nos impõem as tecnologias digitais e as exigências de divulgação pública, num processo geral de democratização do saber? Como editar e publicar? Como distribuir, pelas diferentes comunidades, o saber produzido na academia? Como dar força ao campo linguístico ibero-americano, sendo hoje hegemónico o campo linguístico anglo-saxónico? Como universalizar o conhecimento das Ciências da Comunicação ibero-americanas, quando as redes de comunicação do conhecimento são dominantemente anglo-saxónicas?

Estas são algumas das questões que, nos diferentes temas, apelam ao debate neste 1º Fórum Integrado da Confibercom.